o que é
Olhares Compartilhados é uma oficina básica de fotografia com estratégias e recursos para incluir a participação de pessoas com deficiência visual na compreensão das técnicas fotográficas com o intuito de que este público possa interagir socialmente e se expressar por meio da fotografia.
Ao longo de três edições realizadas em Natal/RN, foram, ao todo, trinta e seis participantes - pessoas com cegueira congênita ou adquirida, ou pessoas com baixa visão. A metodologia é uma constante pesquisa-ação que vem sendo aprimorada desde 2009 e foi objeto de pesquisa no curso de Especialização em Acessibilidade Cultural na UFRJ (2014) e no curso de Mestrado em Comunicação Acessível, pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, Portugal (2018).
Desde 2009, venho amadurecendo e aprimorando as estratégias desenvolvidas e esta trajetória culminou na realização de uma oficina, em 2017, com seis participantes, três com baixa visão e três com cegueira congênita, como objeto de investigação para o Mestrado em Comunicação Acessível, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, Portugal, com dissertação intitulada "Olhares Compartilhados: estratégias de fotografia para pessoas cegas" (2018). Os resultados revelaram que as estratégias desenvolvidas e aplicadas no decorrer das Oficinas, possibilitaram a este público, compreender alguns aspectos referentes à linguagem e princípios da fotografia.
Espero que gostem :)
estratégias
"ambulantes"

Fotografia colorida e horizontal, levemente inclinada para a esquerda, de um locador de pranchas stand up. Ele está de cócoras entre as pranchas segurando, com as duas mãos, um remo em diagonal. Ele usa boné, camisa de proteção UV e bermuda. As pranchas estão dispostas lado a lado. Ao fundo, banhistas, guarda-sois, árvores e edifícios.

Fotografia colorida e vertical, levemente inclinada para a esquerda, de um vendedor de algodão doce do joelho para cima. Ele é negro, veste camiseta amarela por cima de mangas longas na cor cinza. Ele segura o suporte cilíndrico com as duas mãos, apoiado no ombro esquerdo. Na extremidade superior estão os pacotes do algodão cor de rosa contendo, cada um, uma bola de encher. Na extremidade inferior estão bolas de encher cheias de farinha, que são moldáveis. Ao fundo, banhistas na areia e no mar.

Fotografia colorida e horizontal de um vendedor de chapéus, dos ombros para cima. Ele usa vários chapéus, óculos espelhados, camiseta e segura chapéus encaixados um no outro na lateral esquerda. A fotógrafa aparece refletida nas duas lentes. Ao fundo, areia molhada, banhistas e o Morro do Careca.

Fotografia colorida e horizontal, levemente inclinada para a esquerda, de um locador de pranchas stand up. Ele está de cócoras entre as pranchas segurando, com as duas mãos, um remo em diagonal. Ele usa boné, camisa de proteção UV e bermuda. As pranchas estão dispostas lado a lado. Ao fundo, banhistas, guarda-sois, árvores e edifícios.
"Ambulantes" é uma exposição fotográfica com imagens capturadas na praia de Ponta Negra, em Natal/RN. As imagens foram produzidas durante uma aula de campo, como parte da oficina de fotografia Olhares Compartilhados, realizada em 2017, com a participação de seis pessoas cegas.
Fotografias
Bruno Lima
Izabel Neta
Marcos Silva
Sebastião Lima
Sidney Trindade
Vanessa Silveira
Coordenação
Andrea Gurgel
Apoio
Henrique José
Mercado da Foto | Galeria ZooN de Fotografia
Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN
Ponto de Cultura Evidência Cultural
Olhares
Ponto de Cultura Lumiar | Ponto de Memória Retratada Cidadania
Teotônio Roque
Rômulo Sckaff
Olhares Compartilhados | 2017
Natal/RN | Brasil
Esta página foi contemplada na Chamada Pública de Emergência Cultural Nº 02/2020
"Da Democratização, do Acesso, da Acessibilidade e da Sustentabilidade"
Fundação Capitania das Artes
Prefeitura Municipal do Natal.
Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc
Ministério do Turismo
Governo Federal "Pátria Amada, Brasil"